segunda-feira, 14 de novembro de 2011


 
Programação da Semana da Consciência Negra

14 a 21 de novembro de 2011

Objetivos
  • Valorizar a cultura negra e seus afro- descendentes e indígenas na escola e na sociedade;
  • Entender e valorizar a identidade da criança negra;
  • Promover a reflexão sobre a inserção do negro da sociedade brasileira, como modo de reduzir o racismo e a discriminação,
  • Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos;

O tema foi trabalhado em todas as turmas e foi desenvolvido por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos fizeram observações diretas no seu entorno familiar e escolar, observações indiretas em ilustrações e /ou vídeos, e leituras. Para tanto utilizamos:

Na Educação Infantil e Fundamental I

  • Leitura dos contos “Menina bonita do laço de fita” e “A bonequinha Preta” com exibição do vídeo;
  • Confecção dos personagens dos contos e reconto das histórias;
  • Reflexão e análise do vídeo -ipe “Somos Todos Diferentes”;
  • Pesquisa sobre Zumbi e sua luta em busca da liberdade de seu povo.

No Fundamental II

  • leitura e dramatização da história Os balões mágicos;
  • Poema de Carlos Drummond de Andrade “Igual e desigual”;
  • Leitura e discussão do texto 10 maneiras de contribuir para uma infância sem racismo e apresentação do vídeo clipe Racismo Não.
  • Debate sobre o tema Diferentes, mas iguais e criação de uma história coletiva sobre preconceito envolvendo os bonecos da cultura -afro.
  • Pesquisa em grupo sobre os utensílios usados pelos índios e africanos.
  • Estudo dos textos Racismo executivo e Preconceito na Escola- Que bobagem!
  • Roda de conversa sobre a questão de gênero e exibição do vídeo Azul e Rosa.
  • Leitura e discussão do texto População indígena no ceará: quem são e onde estão.


A semana foi encerrada com o desenvolvimento e apresentação de atividades que favoreceram o desenvolvimento corporal, oral e cultural dos alunos através de coreografias ,exibição de cartazes , músicas, poemas, teatro, exposição de utensílios usados pelos negros e índios e apresentação da capoeira.

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